in

Meditação para dormir: descubra os melhores tipos de meditação para dormir

Nos dias atuais, a correria do dia a dia nos leva à exaustão física e emocional. Com isso, o sono se torna um momento precioso, onde o corpo físico e mental ficará descansado para o dia seguinte. Para preservar ainda mais esse momento, a meditação para dormir pode se tornar uma importante aliada.

Com algumas boas práticas de meditação, todo o cansaço do dia será eliminado do seu organismo através de um sono tranquilo e profundo.

No outro dia, o seu corpo estará com as energias renovadas e prontas para serem novamente gastas nas atividades diárias.

Por isso, este artigo separou para você os melhores tipos de meditação para dormir, a fim de que você possa incluir como hábito diário antes de dormir. Desse modo, você terá o sono dos justos, merecido e recomendado. Confira!

Benefícios experimentados com a meditação para dormir

Antes de apresentarmos os melhores tipos de meditação para dormir, é importante que você perceba quais os benefícios dessa prática na sua vida.

Assim, você poderá enxergar a meditação com outros olhos, sempre focado no retorno positivo que ela proporcionará.

  • Com a meditação, sua mente terá o relaxamento necessário para que seu corpo usufrua uma noite de sono tranquila e reparadora, independente no nível de cansaço.
  • Para meditar, é preciso de uma boa dose de calma e foco. Assim, a meditação para dormir irá ajudar você a desenvolver essas 2 características comportamentais, te beneficiando em vários aspectos da vida.
  • Nada melhor que uma ajuda natural para dormir, sem que seu organismo sofra todos os efeitos do uso desenfreado de medicamentos. Com a meditação para dormir, os calmantes irão passar bem longe de você.
  • A meditação para dormir envolve qualidade. Assim, se estiver concentrado e calmo, alguns minutinhos de meditação já bastam para você ter uma noite de sono tranquila.

Melhores tipos de meditação para dormir

  1. Meditação guiada

Este tipo de meditação para dormir, como sugere o nome, é totalmente guiado, ou seja, você seguirá o passo a passo ensinado nos vídeos. Basta estar calmo e atento às instruções.

Hoje em dia há diversos vídeos explicativos, que te guiarão na hora de meditar. Os conteúdos podem ser acessados pelo Youtube ou aplicativos de celular.

  1. Meditação com foco na respiração

O foco dessa meditação para dormir é exclusivamente na respiração. Ou seja, você irá exercitar e condicionar seu jeito de respirar, afinal, é uma função que exerce grande influência no estado do corpo e da mente.

Se a respiração é oscilante, isso irá refletir na ansiedade. Por outro lado, com uma respiração calma e suave, seu corpo e sua mente irão acompanhar o mesmo ritmo.

Há diversas formas para exercitar a respiração, basta escolher a que mais se identifica com você.

  1. Meditação com foco na concentração

Através dessa meditação para dormir, você escolherá um ponto para se concentrar, podendo ser uma vela, um mantra, uma imagem, enfim, qualquer elemento que atraia sua concentração.

Através do foco no ponto escolhido, você começa a sentir o corpo e a mente relaxarem, propiciando uma noite de sono profunda e tranquila.

  1. Meditação mindfulness

Essa meditação para dormir terá como ponto de concentração o seu próprio corpo.

Ao meditar dessa forma, você deverá se concentrar em sentir todas as nuances do seu corpo, como respiração, pontos de tensão, a forma que ele toca na cama, etc.

Nessa meditação para dormir, procure se concentrar em todos os detalhes, do fio de cabelo até às unhas do pé. Quanto maior a concentração, maior será o relaxamento e melhor será sua noite de sono.

Meditação para depressão: descubra porque a meditação ajuda no combate à depressão

Meditação para ansiedade: aprenda a meditação contra ansiedade