in

Meditação guiada: como funciona a meditação guiada e quais seus benefícios?

A busca pela paz interior, pela calma e pelo bem-estar tem atraído cada vez mais adeptos, ainda mais nos tempos atuais, em que a correria do dia-a-dia nos preenche de ansiedade, estresse e preocupações. Essa busca pode ser mais prazerosa com a meditação guiada.

Muitas pessoas desejam meditar, no entanto, não sabem como praticar a meditação ou não conseguem sozinha, alcançarem o nível de concentração necessário para meditarem. Para essas pessoas, a melhor opção é a meditação guiada.

O presente artigo irá explicar como funciona a meditação guiada e mostrar os diversos benefícios que sua prática proporciona aos seus adeptos. Confira e comece hoje mesmo.

 O que é e como funciona a meditação guiada?

Vamos começar este tópico com um conceito bem didático e resumido da meditação guiada, para que você possa compreender bem sua prática.

Através dessa meditação, um guia te ensinará a meditar com a finalidade de atingir o equilíbrio emocional. Simples assim.

Dessa forma, para iniciar a prática da meditação guiada, a única coisa que você irá precisar é de um guia.

E não pense que você precisa correr a cidade inteira para procurar o guia perfeito. Não há necessidade de contratar um professor ou um mestre de algum templo.

Hoje em dia o guia pode ser encontrado no conforto da sua casa, ao procurar algum vídeo ou áudio pelo celular.

Os conteúdos podem ser facilmente encontrados no Youtube ou em aplicativos de celulares, podendo ser gratuitos ou pagos.

Há muitos conteúdos voltados para os mais diversos tipos de meditação. Assim, use e abuse de seu medidor de afinidade para escolher o que irá te ajudar da melhor forma possível.

Existe a meditação guiada para ansiedade, para o estresse, para dormir, para compreender problemas emocionais, para alcançar um nível de percepção mais apurado, enfim, uma infinidade de opções.

Na maioria dos casos, a meditação guiada irá desenvolver no praticante uma paz de espírito interior, trazendo calma, paciência e equilíbrio para seu dia-a-dia.

Desse modo, a meditação guiada pode, e deve ser vista como um processo para que o praticante tenha condições de alcançar um estado mental mais apurado e consciente, livre das influências materiais externas e de padrões comportamentais ditados pela sociedade atual.

Essa projeção contará com a ajuda de um guia experiente, que estará acompanhando o praticante em todos os momentos e colaborando para que o estado mental desejado seja alcançado.

Dentro da meditação guiada, existem muitas técnicas e formas de meditar. Cada guia irá ensinar de uma forma diferente, cada qual com suas técnicas. Assim, a afinidade com o guia irá determinar como serão suas práticas de meditação.

Siga as instruções do guia

A melhor forma de alcançar o resultado desejado na meditação guiada é escutar as orientações do guia com atenção para executá-las da forma correta.

É importante que você assimile os ensinamentos do guia sem nenhuma influência. Por isso, evite a criação de suas próprias regras. Apenas coloque os fones de ouvido e ouça atentamente o que ele tem a falar.

Lembre-se: o guia irá te ajudar a realizar um autoconhecimento, direcionando você para um estado mental mais apurado.

Benefícios da meditação guiada

A meditação guiada proporciona diversos benefícios, como: autoconhecimento, clareza mental, redução da ansiedade e do estresse, sensação de segurança e conforto, melhoria da memória, sensação de bem-estar, criatividade aguçada, entre outros.

Ainda, os benefícios atingem o corpo físico, evitando doenças e problemas de saúde como: pressão arterial, problemas cardíacos, colesterol, etc.

Enfim, a prática da meditação guiada só oferece retornos positivos, colaborando para o bem-estar físico e mental.

Top 5 sites de meditação para melhorar a sua vida

Top 5 meditações matinais para seu dia